Novo calendário da CBF antecipa início do Gauchão e abre novas possibilidades para o Inter-SM

Novo calendário da CBF antecipa início do Gauchão e abre novas possibilidades para o Inter-SM

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Evento foi aberto pelo presidente da CBF, Samir Xaud

O calendário do futebol brasileiro a partir de 2026 terá mudanças profundas, e o Inter-SM, que disputará a elite gaúcha já no próximo ano, também deverá ser impactado. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta quarta-feira (1º), as alterações válidas para os próximos quatro anos. Entre elas, está a redução de datas dos campeonatos estaduais, que agora terão no máximo 11 rodadas.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

No Rio Grande do Sul, isso significa que o Gauchão será mais curto em relação a 2025, de 12 para 11 datas, com início previsto para 11 de janeiro e encerramento em 8 de março. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) terá de fazer ajustes, o que pode significar a reformulação das fases finais ou até mesmo uma revisão do formato inteiro. Os times que disputaram o quadrangular contra o rebaixamento, por exemplo, utilizavam as 16 datas que antes eram disponibilizadas pela CBF.

Para o Inter-SM, que volta à Série A depois de 14 anos, a redução de uma data não deve mudar a quantidade de jogos na fase de grupos. No entanto, partidas decisivas tanto na luta contra o rebaixamento quanto na busca por vagas em torneios nacionais devem sofrer alteração.


Novas possibilidades e mudanças

Se conseguir uma boa campanha no Estadual, o Alvirrubro poderá garantir classificação para a Série D do Brasileirão e/ou para a Copa do Brasil, ampliando sua projeção nacional. Com as mudanças anunciadas, essas competições passam a ter alcance maior e novos atrativos para clubes do interior.

A Copa do Brasil, por exemplo, terá 126 clubes (atualmente são 92) e decisão em jogo único, em sede neutra, no dia 6 de dezembro. As primeiras fases serão em jogos únicos, e os clubes da Série A só entrarão na quinta fase.

O Brasileirão Série A também será antecipado, começando em 28 de janeiro e terminando em 2 de dezembro. Assim, Grêmio, Inter e Juventude, caso permaneçam na primeira divisão nacional, disputarão o estadual e o campeonato brasileiro ao mesmo tempo. Por causa da Copa do Mundo, haverá uma paralisação entre 11 de junho e 19 de julho.

Já nas divisões inferiores, a Série C terá aumento gradual de participantes, passando de 20 para 28 clubes até 2028. A Série D, que hoje conta com 64 equipes, passará a 96, ampliando as chances de participação de clubes gaúchos.

Outra novidade será a Copa Sul-Sudeste, marcada para o período entre 25 de março e 7 de junho, em até 10 datas, com até dois representantes por Estado. Esta competição, assim como outros torneios regionais, não contará com clubes que disputam competições da Conmebol, como a Libertadores e a Sul-Americana.


Foto: Reprodução


Confira o documento completo com as mudanças: 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Outubro Rosa: Dupla Gre-Nal lança camisas em alusão ao mês da conscientização do câncer de mama Anterior

Outubro Rosa: Dupla Gre-Nal lança camisas em alusão ao mês da conscientização do câncer de mama

Sub-20 do Inter-SM vence o Guaíba fora de casa e abre vantagem nas quartas de final Próximo

Sub-20 do Inter-SM vence o Guaíba fora de casa e abre vantagem nas quartas de final

Esportes